PRECISA DE AJUDA? LIGUE 

(11) 5587-4877 | Whatsapp (11) 963952983 

 asivieri@gmail.com

LGPD

Escrito por Alan Sivieri

As empresas ainda não entenderam o tamanho de um projeto de adequação à LGPD

A LGPD está causando uma mudança cultural nas empresas uma vez que formaliza a maneira como os dados devem ser coletados e tratados. Vários times responsáveis pelos seus processos estão envolvidos, mas tenho visto que ainda não entendem a prioridade e o tamanho desse projeto. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Softwares (ABES) feita com mil empresas no território nacional, 60% ainda não estão em conformidade com as regras da lei. A Fortinet fez outra pesquisa e mostrou que o Brasil sofreu mais de 2,6 bilhões de ataques cibernéticos na primeira metade do ano. Então a quantidade de ataques é muito superior que o nível de proteção hoje das empresas brasileiras. 

Apesar da LGPD não estar oficialmente em vigor e que ela pode entrar a qualquer momento, as sanções  que estão previstas na lei estão postergadas para agosto de 2021. Mas é importante lembrar que os demais artigos da LGPD valerão a qualquer momento, dependendo do presidente. 

Um exemplo famoso foi a multa que a varejista Hering tomou ao colocar uma tecnologia de reconhecimento facial em uma de suas lojas piloto de SP. A LGPD não está em vigor ainda, mas a empresa foi condenada a pagar R$ 58,7 mil.

Neste cenário, a diretoria ou o conselho da sua empresa precisam entender a importância da LGPD e como essa lei muda a cultura da empresa. É a diretoria/conselho que precisarão reforçar a necessidade de colaboração de todos os envolvidos com suas tarefas dentro do projeto de adequação e enfatizar que o sucesso das entregas depende do engajamento de todas as áreas da cooperativa.

Sem isso, vai ser bem difícil esse projeto sair do lugar na sua empresa.

 

Design by: www.sivieri.com.br